Dicas de Saúde

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Jejum Intermitente: você sabe do que se trata?

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Dr. Carlos Marconi participa de Congresso Brasileiro de Obesidade

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ALIMENTACAO SAUDAVEL:

Com frequencia ouvimos a frase “somos o  que comemos”,  pois isso  e uma realidade; o bom  funcionamento de nosso organismo tem uma forte ligacao  com  a nossa alimentacao;  devendo levar em conta para isso varios aspectos,  para ter uma alimentacao  equilibrada,  completa em macro  e micronutrientes e apropriada para o  requerimento  calorico, no  contexto  da composicao  corporal e a atividade do individuo. Obter esse equilibrio nao  e tao  complexo,  mas tambem tem que llevar em conta certos detalhes tecnicos, que afinal  de contas farao  grandes diferencas;  entrre outras coisas manter uma nutricao  apropriada da microbiota intestinal (ja que possuimos mais bacteria sno  nosso intestino, que celulas no  corpo), o  equilibrio dela vai  depender fortemente da alimentacao ,e vai  exercer importantes influenciaa no  funcionamento  do  organismo.  Por isso resulta fundamental o  acompanhamento  por um profissional experiente , que considere todos estos aspectos em funcao  do individuo e os objetivos pretendidos.

Observo  com frequencia uma grande cuantidade de individuos sobrealimentados (acima do peso  ideal devido  a excesso  da ingesta calorica),  porem mal  nutridos ( com  carencia de macro  e microelementos esenciais para o otimo  funcionamento  do  organismo)

Cuando consideramos um plano  alimentar devemos considerar a frequencia das refeicoes; e muito diferente planejar alimentar um desnutrido que um obeso.

Em condicoes normais o ser humano  nao  precisaria de se alimentar mais de 2 ou  3 vezes durante o dia; exceto  situacoes exepcionais onde os objetivos sejam suprir situacoes suprafisiologicas. E importante adistribuicao dessas refeicoes e conteudo  de macro e micronutrientes, ja que um desbalanco  pode gerar alteracoes a longo prazo.

Observo no  padrao alimentar habitual um excesso  de consumo  de carboidratos refinados e amidos ,  os quais sao  inapropriados para a alimentacao  da especie humana,  levando  a longo prazo a geracao  de varias disfuncoes no  organismo; responsaveis entre outras coisas de obesidade, compulsao  alimentar,  e como  comsequencia hipertensao  alterial, diabetes ,  dislipidemia,  infarto de miocardio ,  etc;  alteracoes e doencas que poderiam ter sido  prevenida com  uma alimentacao  apropriada.

 

JEJUM INTERMITENTE:

A pratica de jejum intermitente e uma pratica alimentar muito  antiga,  ate frma parte dos habitos de muitas religioes como tecnica de depuracao; em efeito funciona como  depurador; esta cientificamente comprovado  que ativa mecanismos de depuracao como  a autofagia,  no  qual  o  organismo  elimina aquelas organelas celulares envelhecidas ou que sofreram alteracoes ou modificacoes quimicas, isso otimiza a funcao  celular e o organismo  passa a funcionar melhor; alem disso exerce efeitos no  cerebro,  fundamentalmente no  hipotalamo ( onde se encontram os principais reguladores de apetite, saciedade e conduta alimentar)  melhorando as condutas alimentares compulsivas , e resetando  o  sistema; entao  o  individuo ira se alimentar cuando o organismo  realmente precisa.  Mas devemos tomar cuidados,  temos visto por um lado  efeitos muito  beneficos, mas se nao  for feito corretamente, pode resultar deletereo para o organismo, e pode se alterar o aporte de nutrientes, e ate alterar a nutricao  da ja mencionada microbiota intestinal;  esta pratica pode ser realizada no  contexto  de um apropriado plano  alimentar considerando  esses detalhes; para isso  resulta fundamental a orientacao  de um profissional experiente , fundamentalmente que possua experiencia na pratica de jejum intermitente.