Jejum Intermitente: você sabe do que se trata?

Muito tem se falado sobre o Jejum intermitente. Mas você sabe como ele atua no seu organismo? Os resultados de pesquisas recentes revelaram que existem diferentes padrões de abordagem e que devem ser indicados de acordo c om as características de cada paciente. O endocrinologista irá avaliar, indicar e acompanhar cada paciente e seus planos alimentares, para maximizar os resultados e evitar efeitos negativos.

O jejum intermitente age otimizando as funções metabólicas do organismo, aumentando a sensibilidade a saciedade e diminuindo a sensibilidade a fome.  Dessa forma, o paciente tende a ficar saciado com quantidades menores de comida. Também consegue tolerar melhor os períodos sem alimentação, assim como realizar processos de depuração de detritos celulares que prejudicam funções celulares e o funcionamento do organismo. Ou seja, o jejum intermitente atua como desintoxicação e tem evidenciado atenuação nos processos de envelhecimento. Outra característica do jejum intermitente é a maior eficácia na utilização de gorduras, o que resulta em emagrecimento.

“Venho estudando o jejum intermitente há muitos anos e percebo que este tipo de prática representa uma reeducação alimentar não apenas para tratar obesidade, mas a prática de uma alimentação saudável. Publicações científicas sobre o assunto têm sido cada vez mais frequentes e as evidências colocadas em destaque”, afirma Dr. Carlos.